domingo, 12 de janeiro de 2014

Mordomo da Casa Branca- Eu Recomendo!!!


Alguns filmes chegam nos cinemas brasileiros depois de um certo tititi sobre eles lá fora, que é o caso desse que assisti hoje, após ver vários comentários de famosos sobre ele, com a estreia nos Estados Unidos e em outros países. Pode ser por uma polêmica aqui, um detalhe importante ali, ou porque já aparece com a força de grande candidato ao prêmio maior do cinema mundial, o Oscar. 





O Mordomo da Casa Branca faturou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias americanas e marca um X nesta última opção. E existem razões de sobra para se acreditar nisso, entre elas, o fato de ser baseado em uma história real, ter questões raciais e revelar a "famosa" superação, com uma jornada e tanto de seu protagonista servil. Se vai servir para você, só entrando na sala escura para conferir. 




O pequeno Cecil Gaines causou a morte do pai nos anos 1920 e viu sua mãe enlouquecer. Daí em diante, mudou sua maneira de agir, como se tivesse entendido o mundo dos brancos: "Sobrevivemos nele", dizia o pai. Mais tarde, já dominando a "arte" de ser invisível, de se antecipar ao que "eles" querem e, principalmente, ter duas caras, o jovem que aprendeu a servir na "casa grande", torna-se o mordomo oficial do presidente dos Estados Unidos e por lá fica durante mais de 30 anos. Mas ser tão obediente na Casa Branca trouxe consequências na casa do negro. Fosse pela ausência dele (outra invisibilidade) sentida pela esposa (Oprah Winfrey) às voltas com a bebida, ou pela passividade diante do preconceito, que mobilizava o filho mais velho (David Oyelowo). Através da narração de Gaines (Forest Whitaker), o espectador viaja no tempo, vivendo esse paralelo de conflitos do país e do protagonista com sua família, passando por sete presidentes e acontecimentos históricos da sociedade americana, em cenas ficcionais ou reais. Estão lá os Passageiros da Liberdade, a Ku Klux Klan, a morte de Kennedy, Malcolm X, a Guerra do Vietnã, a morte de Martin Luther King (da canção "Pride", do U2), o Apartheid, a criação dos Panteras Negras, entre outros.  



Chorei litros mais refleti bastante sobre muitas coisas que estão acontecendo nesse momento aqui no Brasil, recomendo D+!!! Segue um pouco do filme pra vocês conferirem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário