quarta-feira, 2 de maio de 2012

Você dorme de boca aberta?

Cuidado, esse hábito pode comprometer a arcada dentária, além de trazer diversos problemas respiratórios.

“Você dorme de boca aberta?”. Essa pergunta é muito difícil de responder, pois quando estamos dormindo e não temos controle do que fazemos. Mas é melhor pedir para alguém observar enquanto você sonha, pois isso pode causar sérias dificuldades respiratórias.
Nesta época do ano, são mais freqüentes gripes e resfriados. Mas há quem sofra constantemente com as mudanças de temperatura, manifestando coriza, espirros, coceira e congestão nasal. São os portadores de rinite crônica.
“Esse paciente costuma dormir de boca aberta, podendo manifestar problemas na arcada dentária. Não só os dentes ficam tortos e acabam precisando de tratamento ortodôntico, como até a voz soa anasalada”, diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care (SP).
Rezende ressalta que muitas crianças têm este costume, portanto é preciso os pais prestarem o dobro de atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos.
“É muito importante observar se a criança tem dificuldade de permanecer com os lábios fechados e se dorme com a boquinha aberta. Caso as crises de rinite se repitam, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso, já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias.”
O especialista diz que o crescimento correto do rosto das crianças é bastante influenciado pela boa respiração nasal. “Muitas cirurgias são evitadas com um adequado acompanhamento ortodôntico e a utilização de aparelhos que estimulem o crescimento facial mesmo com uma respiração inadequada”.
As crises de rinite, segundo o cirurgião-dentista, costumam ser desencadeadas por uma reação alérgica a certos componentes, como ácaros, fungos, pêlos de gatos e cachorros, ou até mesmo alguns tipos de alimentos. Também costumam ocorrer mais durante as mudanças climáticas. Casos de rinite não-alérgica se devem a alterações estruturais, como os desvios de septo – e também merecem tratamento.

Esse post foi motivado depois que vi essa foto da atriz Dani Winits cochilando de boca aberta no aeroporto no RJ, só lembrei de mim que quando viajo durmo horrores kkkk imagino a cara do povo quando olhando pra mim dormindo de boca aberta!
Kkkkkkkkkkkkk

Foto: DiMartino /vc repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário