quarta-feira, 9 de maio de 2012

Glossário de moda


Pessoas lindas, nas aulas de modo do curso de imagem as vezes fico meio que zzzzzzzzzzz quando a professora fala palavras e termos específicos da área.


Então resolvi estudar e fazer esse post pra vocês!






Bojo.
Material poroso e macio aplicado na parte interna dos sutiãs e alguns modelos de roupa. Dependendo do formato e do volume, disfarça os seios pequenos e oferece sustentação aos grandes.






Cluth.
Minibolsa estruturada em formato de carteira, que é carregada nas mãos. Muito utilizada em festas ou em produções elegantes do dia a dia.






Corte império.
Modelagem em que a cintura está deslocada para baixo do busto. O cós elevado simbolizava o vestuário dos romanos durantes a Antiguidade e também foi muito usado no final do século XVIII e inicio do XVIIII.










Delavê.
Palavra de origem francesa que se refere à aparência desbotada do tecido após lavagem especial. Por ser um processo agressivo, é geralmente empregado em tecidos mais resistentes, como o jeans. Os pontos que passam por esse processo apresentam aspecto esbranquiçado. No Brasil, esse tipo de lavagem foi comercializada a partir do inicio da década de 1970.







Caftã: Túnica longa com mangas amplas que pode ser utilizada por homens e mulheres. Há versões lisas, estampadas e bordadas. Original do Oriente, a peça foi adotada no guarda-roupa ocidental entre as décadas de 1960 e 1970, durante o movimento hippie. Nos anos 2000, a grife Neon trouxe essa peça de volta à moda.








Parka: Espécie de caso com comprimento até o meio das cozas, zíper e bolsos frontais. Possui cadarço na barra e nos punhos, que pode gerar um leve franzido. Sua versão original, utilizada pelos esquimós para proteger do frio, tem pele na parte interna e capuz.





Tefetá: Tecido fino, brilhante e acetinado, feito a partir de fios de seda. É utilizado no revestimento de bolsas e sapatos e na confecção de roupas de festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário