sexta-feira, 25 de maio de 2012

As dez piores maneiras de utilizar o Facebook no Mercado Corporativo






Páginas e perfis no Facebook são ferramentas úteis para conectar seu público à sua marca ou empresa. Por meio dele, você pode publicar mensagens de caráter informativo, postar conteúdos vinculados ao produto e manter uma interatividade com aqueles que “curtem” seus posts. Porém, existem alguns erros comuns, que toda companhia deve evitar. Abaixo, listamos algumas delas:


1. Utilizar Facebook e Twitter da mesma forma.


O Twitter é outra excelente ferramenta de interação com o público, mas é uma plataforma completamente diferente da do Facebook. Cada rede social deve possuir a sua própria estratégia. Enquanto no Twitter são comuns atualizações feitas várias vezes durante o dia, no Facebook isto seria um excesso que poderia irritar aos fãs e os levar a esconder suas ações. Além disso, você não deve duplicar o mesmo conteúdo que você usa no Twitter para o Facebook. Lembre-se: no Facebook você tem muito mais do que 140 caracteres, aproveite!


2. Postar apenas textos-padrões.


Postar apenas atualizações de texto-padrão fica chato depois de um tempo. Você tem várias maneiras diferentes para compartilhar conteúdo no Facebook. Além de sua atualização de status padrão, você pode também postar links, fazer upload de fotos e vídeos, enviar uma pergunta (quem não é fã também poderá ver). Assim como você deseja variar o tipo de conteúdo em seu blog ou site para manter os leitores interessados, misture o tipo de conteúdo em sua página de Facebook para fazer sua página parecer mais interessante.


3. Não permitir que fãs compartilhem conteúdo.


Não deixar seus fãs postarem na sua wall derruba todo propósito de ter uma página no Facebook. Você não deve apenas partilhar suas atualizações com os fãs, mas também permitir que eles compartilhem pensamentos, opiniões, comentários e até vídeos com você. Elogios são pertinentes, as críticas são construtivas e as sugestões mais do que bem-vindas. Para certificar-se que as configurações de compartilhamento estão ativadas, vá para as configurações de wall e verifique se todas as caixas estão marcadas.


4. Não comentar o conteúdo dos fãs.


Se seus fãs começaram a publicar em sua wall e a compartilhar fotos na sua página, não os ignore. Comente o que ele postou, mesmo que seja um simples “Obrigado por compartilhar” ou um clique no botão “Curtir”. Isso não só irá incentivá-lo na postagem de conteúdo, mas também irá mostrar aos novos fãs que você está preocupado com o que seu público tem a dizer, e eles vão começar a compartilhar conteúdo com você também.


5. Não compartilhar o conteúdo dos seus fãs.


Em um mundo onde tempo é dinheiro e onde todos estão sempre muito ocupados, parar para postar conteúdo no Facebook e no Twitter ocupa momentos valiosos do seu dia. Então porque não partilhar alguns conteúdos gerados por usuários? Se alguém compartilha uma foto grande se eu produto em ação, clique no botão de compartilhamento e diga: “Veja esta bela foto que João Pedro postou!”. Isto irá economizar um tempo importante de busca de conteúdo e irá fazer João Pedro muito feliz!


6. Não usar Facebook Questions para encontrar mais fãs.


O Facebook lançou recentemente um aplicativo chamado Facebook Questions, que permite a qualquer pessoa, incluindo Fan Pages, perguntar e responder perguntas de toda comunidade da rede. Assim como o LinkedIn Answers, o Facebook Questions é um ótimo lugar para se estabelecer como um líder de conhecimento do setor, além de ser uma maneira gratuita para conhecer melhor os seus fãs e membros do Facebook.


7. Usar uma imagem de Perfil que tenha uma péssima miniatura.


Quando você carrega uma nova imagem de perfil, o Facebook automaticamente ajusta o tamanho da miniatura que aparece nas notícias dos seus usuários e na sua wall. Na página de fãs, o logotipo de sua marca pode ser cortado em miniatura, e isso é ruim para que a mesma seja reconhecida. Então tenha certeza se as dimensões estão corretas no mesmo seguinte ao upload da sua foto. A imagem de perfil deve ter 200 px de largura, para garantir que a miniatura desejada está dentro de uma borda de 12 pixels.


8. Não colocar um link para sua página no Facebook no seu website.


Não torne sua página no Facebook um segredo para visitantes do seu site, que são as pessoas mais propensas a curtir a sua página e tornar-se um fã. A divulgação das redes sociais é muito importante e a primeira mídia de propaganda deve ser o próprio site da empresa / marca.


9. Não desenvolver uma personalidade.


Sua página empresarial no Facebook não deve ter um tom corporativo rígido. O Facebook é um lugar onde os usuários vão se conectar com seus amigos. Eles não querem ir para o Facebook obter seu passo de vendas. Você pode manter uma presença profissional e ter, ao mesmo tempo, um tom casual. Bastar dar uma olhada na Starbucks ou na Coca-Cola, que são duas páginas de produto de topo no Facebook, e que estabeleceram personalidades divertidas, mas profissionais.


10. Não fazer atualizações.


Uma página desatualizada é pior do que uma página inexistente. Uma empresa que ainda não está inserida nas redes sociais pode ser vista como “atrasada” ou “antiquada”, mas aquela que já possui seus perfis ou páginas empresariais e não as atualiza é vista como “sem-credibilidade”, ou pior, sugere que a mesma não está mais em ação, que está “falida”. Atualize suas páginas com certa periodicidade: o tempo mínimo sugerido é o de uma inserção de conteúdo por dia.


Publicado por Marcos Freitas  Link do Blog:http://www.go2web.com.br/blog/as-dez-piores-maneiras-de-utilizar-o-facebook-no-mercado-corporativo-160.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário