segunda-feira, 19 de março de 2012

Um dos maiores e verdadeiros luxos do mundo, educação!

Quando se trata de etiquetas muitas pessoas acham que só se refere a boas maneiras à mesa, mas não é bem assim, além de saber se portar em locais públicos como um restaurante a etiqueta social abrange outras áreas, como a maneira de falar e agir em determinadas ocasiões ou mesmo em um ambiente formal. Vamos a algumas dicas básicas de etiqueta social em situações variadas.



- Almoço ou jantar com amiga, namorado, marido, familiares? Celular guardado na bolsa. Celular em cima da mesa só se você estiver esperando uma ligação urgente. Caso contrário, deixe-o guardado na bolsa com um volume que possa escutar. Nada de toques com música: “O rebolachion chion chion..”. No trabalho, celular sempre no vibra ou silencioso.


- Tom de voz e gestos à mesa: nunca coloque o cotovelo em cima da mesa, no máximo as mãos.


- Nunca (sei que é difícil, mas vamos tentar) hostilizar colegas de trabalho ou pessoas do seu meio (fofoca).


- Pontualidade sempre


- Palavrinhas mágicas: obrigada, com licença


- Respeitar os mais velhos


- Flores para agradecer uma gentileza. A propósito, mulheres dão flores para mulheres, claro que não são rosas vermelhas, mas flores é uma grande delicadeza às amigas.


- Caderninho e caneta na bolsa: sempre bom para anotar qualquer emergência, mesmo com o Blackberry ou iPhone, eles são tecnologias e podem falhar.


- Nada de arrogância ou exibicionismo: isso é totalmente fora de moda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário